Espaço do Compositor

POR ELVIS TAVARES
elvistavares@efratamusic.com.br
Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Elizeu Gomes: inspiração reconhecida por evangélicos e católicos

Publicado em 18-08-2006

Tags: cantores(as) e bandas  

Elizeu Gomes em sua casa, nos Estados Unidos

Se formos enumerar os autores de música evangélica que mais se destacam, principalmente se a prova disto estiver atrelada a um sem-número de intérpretes que utilizam suas canções, não se poderá prescindir do nome de Elizeu Gomes.

Autor de reconhecida versatilidade musical, Elizeu vai de baladas como, por exemplo, Vem Espírito de Deus, cantada pela Banda Rhema (hoje Rhemajireh), a temas regionais tais como Eta Butina, na voz da Banda Gerd, em disco da Warner Music, e Namoro de Crente, gravada pelo próprio Elizeu na MK Music, na série Louvor Rural.

Abrindo um parêntese para Namoro de Crente, seu enredo conta a história de um rapaz interessado em namorar uma moça bastante envolvida nas atividades da igreja e que tem sua devoção a Deus como prioridade na vida.

No momento em que se apercebe das intenções do jovem, ela começa a mostrar-lhe que, antes de selar o relacionamento entre ambos, o moço teria que galgar alguns degraus da sua vida cristã, pois, no estado em que se encontrava, julgava sua pretendente não ser possível o namoro porque isto lhe seria danoso e, fatalmente, abalaria sua fé e até a afastaria de Deus.

O rapaz, decidido que estava, passou a cumprir todas aquelas etapas apontadas pela moça. Em determinado estágio de sua "missão", é ele quem começa a ser tocado pelas coisas do Alto e a sentir um gosto novo resultante do envolvimento com Deus.

É justamente aí que ela, muito entusiasmada, aprova o candidato, porém, desta vez, a resposta negativa é dele! A sua comunhão com o Pai Celeste o torna alguém sedento e desejoso em aprofundar mais sua intimidade espiritual. O rapaz, então, passa a ver a questão do namoro como algo secundário e é o que expõe para ela, retardando o namoro para uma outra ocasião prevista por Deus.

Se a atividade teatral fosse largamente encenada pelas igrejas evangélicas brasileiras, várias canções compostas por Elizeu teriam adaptações realizadas, principalmente os temas rurais.

As composições de Elizeu Gomes são cantadas por Cassiane (Sinfonia do Louvor, do CD A Cura, editada na EFRATA MUSIC); Marina de Oliveira (E com Deus a Gente Vai) e Elaine de Jesus (Deus Garante), entre outros intérpretes.

Seu talento foi requisitado até pelos amigos católicos, tanto é que a canção Anjos (também gravada por Marco Aurélio) foi incluída em CD gravado pelo Padre Marcelo Rossi, na Universal Music, catapultando a música de EG para uma popularidade gigantesca em toda a mídia nacional.

Nos anos 90, foi contratado pela MK Music, marcando essa chegada num evento na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, onde se apresentou por ocasião do aniversário da Rádio FM El Shaday, cantando a música Inseparáveis (autoral).

Elizeu Gomes está radicado, atualmente, nos Estados Unidos, onde pastoreia uma igreja, sem abrir mão, é claro, de manter-se em plena atividade na arte da composição.
Elvis Tavares é advogado, pós-graduado em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor, radialista e manager da Efrata Music

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.