Espaço do Compositor

POR ELVIS TAVARES
elvistavares@efratamusic.com.br
Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Animação da Fox alerta crianças sobre direitos autorais

Publicado em 09-05-2017

Texto: Tecmundo (08-05-2017) e Redação Efrata Music

Tags: direitos autorais  pirataria  

O desenho 'Liga Antipirataria' será exibido em escolas e na internet
O desenho 'Liga Antipirataria' será exibido em escolas e na internet
A Fox Networks Group (FNG) Latin America, distribuidora dos canais Fox, criou uma ação educativa voltada às crianças, a fim de conscientizá-las sobre regras dos direitos autorais e o combate à pirataria. A iniciativa faz parte do programa de responsabilidade social da empresa.

A "Liga Antipirataria" tem como eixo um desenho animado em que os protagonistas são quatro crianças que lutam contra a reprodução ilegal de criações artísticas. A ação será aplicada em várias escolas da América Latina, com alunos do 4° e do 5° anos de colégios primários.

O objetivo é que, por meio dessas atividades, as crianças reflitam sobre o valor da produção original e o prejuízo causado pelas cópias não autorizadas. Além das exibições em sala de aula, será montada uma galeria virtual com os episódios, para que todos os estudantes latino-americanos possam participar. Dessa forma, a empresa pretende estender o alcance da mensagem para além da comunidade escolar e de grupos familiares.

A Fox, bem como todas as outras produtoras de conteúdo, sofre com a distribuição ilegal de suas produções. A empresa já realizou ações em sua programação para tentar driblar a pirataria. Uma delas foi quando, a fim de evitar cópias não oficiais, antecipou a transmissão da série "The Walking Dead", para ficar próxima à data de exibição nos Estados Unidos.

Segundo o site Legendas.TV, o programa é recordista de downloads ilegais no Brasil - cerca de 80 mil por episódio, entre 13 de outubro de 2014 e 5 de janeiro de 2015.

O vice-presidente sênior da Fox Networks Latin America, Guadalupe Lucero, afirmou que a pirataria não é um flagelo restrito de uma indústria determinada, mas sim um problema sociocultural.

Elvis Tavares é advogado, pós-graduado em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor, radialista e manager da Efrata Music

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.