NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Morre aos 97 anos o cantor Feliciano Amaral

Publicado em 07-07-2018

Texto: Redação Efrata Music

Tags: cantores(s) e bandas  história da música gospel  

Feliciano Amaral era o cantor há mais tempo em atividade no mundo - Foto: Reprodução
Feliciano Amaral era o cantor há mais tempo em atividade no mundo - Foto: Reprodução

Morreu na manhã deste sábado (7), aos 97 anos, em Porto Velho (RO), o cantor e pastor Feliciano Amaral. A notícia foi dada pelas filhas dele, Délia Brasil e Dilse Rocha, no Facebook.

O pastor, que estava hospitalizado desde junho, teve falência múltipla dos órgãos. No dia 20 do mês passado, ele foi internado na UTI do Hospital das Clínicas de Porto Velho com derrame pleural (água no pulmão). Dias depois seus rins pararam, ele teve uma parada respiratória e passou a respirar com a ajuda de aparelhos. No dia 3 de julho, em uma de suas últimas postagens no Facebook, Dilse Rocha informou que o pai se encontrava em coma.

Nascido na cidade de Miradouro (MG) e conhecido como "Rouxinol do Sertão", Feliciano Amaral era o cantor há mais tempo em atividade no mundo, feito registrado no "Guinness Book", o "Livro dos Recordes". Na década de 1940, foi o primeiro nome da música evangélica, numa época em que ainda não se usava a palavra "gospel", a entrar em um estúdio de gravação para colocar voz num acetato de vinil de 78 rotações, com a música Sou forasteiro aqui, pela extinta gravadora Atlas.

De acordo com o cantor, compositor e escritor Elvis Tavares, manager da Efrata Music, Feliciano Amaral faz parte da primeira geração do gospel nacional, ao lado, entre outros, de Luiz de Carvalho e Victorino Silva.

No artigo "Feliciano Amaral: longevidade a serviço do louvor", Elvis Tavares, manager da Efrata Music, conta duas curiosidades a respeito do cantor: ele não utilizava bateria em seus discos até os anos 1980, quando admitiu o instrumento no LP Sou feliz, e foi o intérprete convidado para cantar na cerimônia de casamento de Victorino Silva.

No site da Efrata, entre várias matérias sobre Feliciano Amaral (veja todas), também foi destaque a gravação de seu primeiro DVD, em 2008, e o aniversário de 60 anos da música Deus tem um plano, em 2014. A canção foi composta em 1964 pelos irmãos Dick e Bo Baker, com o título His way mine, e teve sua versão em português registrada por Feliciano Amaral na década de 1970, tornando-se um clássico de seu repertório.

Entre a vasta obra de Feliciano Amaral encontra-se ainda, entre muitas outras, a música O eterno fanal, de Ivan de Souza, editada na Efrata.

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.