MÚsica Gospel

POR ELVIS TAVARES
elvistavares@efratamusic.com.br
Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

A música gospel morde uma fatia do bolo autoral

Publicado em 27-01-2011

Tags: direitos autorais  

Em abril de 2010, segundo o ECAD, Sérgio Lopes foi o 7º compositor que mais arrecadou direitos autorais

Segundo dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), a música cristã nacional está mordendo uma boa fatia do bolo dos direitos autorais. No mês de abril de 2010, por exemplo, entre os 50 maiores arrecadadores de direito autoral de execução nos órgãos da mídia, havia vários intérpretes de música gospel e um de música católica, totalizando 9% dessa parcela de pagamento aos compositores.

Da relação constam Pe. Zezinho (5º); Sérgio Lopes (7º); Beno César e Solange de César (9º e 10º); Marcelo Crivela (13º); Alda Célia (16ª);  Rogério Luiz (19º); André Valadão (20º); Lázaro (21º); Anderson Freire (23º); Joselito (25º); Marcelo Domingues (26º); Kelly Danese (27º); Marcelo Nascimento (29º); Melissa (32ª); Giovani Santos (36º); Nelson Ned (43º); e Marco Aurélio (45º).

Vale ressaltar que a maioria dessa arrecadação provém da Rede Aleluia, do grupo da Igreja Universal, inclusive os autores mencionados, que se não são do cast da gravadora Line Records, no passado o foram.

A Rede Record (TV e rádio) é fidelíssima no cumprimento da obrigação com o direito autoral, enquanto as outras emissoras, destoando da Record (o trocadilho musical é viável), efetuam depósitos judiciais por força de ações movidas pelo ECAD em desfavor das mesmas.
Elvis Tavares é advogado, pós-graduado em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor, radialista e manager da Efrata Music

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.