MÚsica Gospel

POR ELVIS TAVARES
elvistavares@efratamusic.com.br
Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Os 20 anos do Novo Som

Publicado em 13-08-2007

Tags:   

O CD/DVD Na Estrada, do Novo Som, traz a música O Jovem Rico, de Elvis Tavares e Ed Wilson

A década de oitenta foi responsável pelo fenômeno de surgimento de muitos grupos e bandas por todo o território brasileiro, tanto na música popular quanto no gospel (isto, inclusive, você, internauta amigo, já deve ter lido aqui).

Várias mudanças de estilos musicais foram introduzidas (e aceitas) nessa ocasião dentro do que se entendia por música evangélica.

Foi com essa concepção de se inovar a música gospel nacional que na Zona Oeste do Rio de Janeiro um grupo de rapazes resolveu vir a público mostrar suas canções através de uma nova proposta.

Nascia, então, o Novo Som!

Formado, inicialmente, por Alex, Mito, Lenilton e mais seis componentes, o grupo lançou, lá pelos idos de 1988, o vinil Um novo som para Cristo, material remasterizado, transformado em compact disc e posto, atualmente, à disposição dos admiradores da Banda pelo selo Favoritos Evangélicos.

Nesse primeiro trabalho, a movimentada Jesus Cristo vem, de autoria de Alex Gonzaga, ficou muito conhecida da massa jovem. A canção traz à lembrança a levada de Supersticion, sucesso de Stevie Wonder.

Os caminhos foram se abrindo para o Novo Som, tanto é que suas canções permanecem na memória da juventude das igrejas do Brasil. O que também não se deve esquecer é que grande parte de seus bem-sucedidos discos foram tutelados pelo próprio grupo utilizando a marca NS Records.

Capa do 1º álbum do grupo, Um Novo Som para Cristo
Os anos noventa foram prodigiosos para a Banda, pois foi aí que o NS emplacou vários sucessos como Pra você (90), Elo de amor (92), Passaporte (92), Para sempre (93), Eu e você (93), Acredita (92), Escrevi (95), todos durante a fase leniltoniana em que a maioria dos hits era de autoria do ex-baixista da Banda.

Outra curiosidade envolvendo o Novo Som diz respeito ao tecladista Mito. Ele que compôs, originariamente, a Banda, saiu e depois retornou reassumindo os teclados de forma efetiva, é filho de Nelson Monteiro da Mota, autor da obra Segura na mão de Deus, canção gospel que extrapolou os arraiais evangélicos e é conhecidíssima por todos os cantos do Brasil, sendo gravada e regravada por cantores do gospel e da música pop nacional.

Em 2000 o Novo Som assinou com a MK Music e pela gravadora transformaram uma apresentação feita em Manaus, no Norte do Brasil, no mais recente DVD da Banda, batizado de Na estrada , mesclando rocks, baladas, black music, além do romantismo que é marca registrada, conforme fizeram no disco Vale a pena sonhar, o décimo terceiro da carreira.

Todo compositor vibra quando uma música sua entra no repertório de um grande cantor, cantora ou banda. Essa satisfação não foi diferente nem para mim e nem para meu parceiro, Ed Wilson, quando fizemos a canção O jovem rico e a mostramos para o Geraldo Abdo (baterista do Novo Som). Esta música é a primeira que a Banda utiliza abordando uma história bíblica.

Na estrada comporta o DVD e o CD do show em Manaus.

Parabéns Alex! Parabéns Mito! Parabéns Geraldo!
Elvis Tavares é advogado, pós-graduado em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor, radialista e manager da Efrata Music

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.