Busca:

MÚsica Gospel

POR ELVIS TAVARES
elvistavares@efratamusic.com.br
Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todos as matérias

A garotinha Lídia de Assis

Publicado em 03-06-2008

Tags:   

Lídia de Assis começou a cantar na infância e hoje mora nos Estados Unidos

Desde que lançamos a página da Efrata Music deixamos para os amigos internautas, de forma cristalina, a preocupação com o resgate da memória da música evangélica brasileira.

Temos, então, pesquisado a respeito da carreira de diversos artistas do gospel nacional no intuito de, não somente relembrar como, também, fixar, de vez, a lembrança de personagens queridos da música cristã.

Detalhe: alguns evangélicos não gostam do termo “artista”, mas, se MÚSICA é a ARTE de combinar os sons...

Fato é que recebemos e-mails das mais variadas partes do Brasil e até do exterior, ora congratulando-nos pelas matérias com determinados cantores e/ou autores, ora sugerindo um nome do passado a ser rememorado num artigo.

Escrevi há um tempo atrás sobre intérpretes mirins, ressaltando, naquela ocasião, inclusive, que os pequeninos cantores da cristian music daqui raramente traziam em seus discos letras e canções direcionadas ao público infantil.

Voltando ao tema da preservação da memória, dia desses vi uma foto da capa de um disco de uma menininha loura que apareceu tocando muito na rádio lá pelo encerrar dos anos setenta. Seu nome? Lídia de Assis!

Capa do disco Segura na mão de Jesus
E para contar a trajetória da brasiliense Lídia de Assis preciso mencionar a figura de um dos pioneiríssimos na produção executiva fonográfica de nossa música que é nada a mais, nada a menos, que o amigo Anésio Sarmento.

A pequenina Lídia participava, aqui no Rio de Janeiro, de um festival de música e Anésio, descobridor de talentos por excelência, viu na apresentação da garotinha o surgimento de uma nova intérprete. Dali para frente bastou-lhe indicá-la aos diretores da gravadora carioca Bandeira Branca para que Lídia de Assis, do “alto” de seus oito aninhos, lançasse o long-play Deus tudo vê, isto em 1978.

Lídia assumiu, assim, a condição de cantora mais nova em atividade na época, sendo substituída após no ranking por Vaninha (aquela do vinil verde), do selo Bom Pastor, com a idade bem menor que a de LA.

O segundo trabalho, Segura na mão de Jesus, de 1981, onde Lídia lançou-se como compositora incluindo no repertório a autoral Jesus, eu te amo, também foi destaque na mídia. O spot veiculado na Rádio Copacabana AM trazia uma voz grave dizendo: “você está ouvindo a garotinha Lídia de Assis em seu novo LP!”.

Lídia de Assis cantando nos Estados Unidos
As gravações de disco das companhias evangélicas do RJ eram feitas, em sua maioria, nos estúdios de São Paulo, principalmente onde Diogo Ávila Trivinho atuava como técnico de mesa de som num estúdio de 4 canais, apenas. Para tanto, Lídia deslocava-se da Capital Federal para Sampa a fim de colocar voz nas músicas dos seus cinco elepês pela BB (some-se à conta Cristo voltará, em 84 e Ele é o Senhor, este um ano depois).

Por iniciativa de seu pai, Lídia enveredou na trilha dos discos indies, perdendo, segundo entendimento próprio, a divulgação anteriormente alcançada. Seu último material foi produzido no Brasil há treze anos. A seguir, recebeu um convite para apresentar-se em Boston, optando, daí, pela permanência nos Estados Unidos, onde está até os dias de hoje. Lá, Lídia de Assis casou-se em 1995, tendo dois filhos desta relação. No mesmo ano fez seu derradeiro disco, “Chuva tardia”, por uma pequena gravadora da capital de Massachusetts.

Nossa homenageada, admiradora confessa de Cristina Mel e Soraya Moraes, está hoje muito bem com seus trinta e oito anos de idade. Atua, ativamente, em departamentos da igreja onde congrega nos States e confessa ter desejo ainda de voltar a cantar, profissionalmente.

Lídia de Assis, você não foi esquecida e para nós será maravilhoso ouvi-la novamente!
Elvis Tavares é advogado, pós-graduando em propriedade intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor e manager da Efrata Music

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.