MÚsica Gospel

POR ELVIS TAVARES
elvistavares@efratamusic.com.br
Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todas as matérias

Estrangeiros com alma brasileira

Publicado em 28-08-2008

Tags:   

Danny Berrios na capa de El secreto es alabar, versão de O segredo é louvar, de Elizeu Gomes (Efrata Music)

A música tem linguagem universal. Mesmo que o idioma não seja o mesmo, a melodia, por si só, é capaz de penetrar na alma e funcionar como um verdadeiro bálsamo.

Foi assim que diversos intérpretes estrangeiros aportaram no Brasil, principalmente, nos anos oitenta.

Independentemente de termos nas rádios a execução de sucessos musicais em língua inglesa nas vozes, por exemplo, de Sandy Patty e Amy Grant, ocasião em que o compositor Archie Jordan mostrava-nos, exuberantemente, as canções que compunha na América de cima, citando aqui a maravilhosa What a Difference You've Made, trazida às nossas rádios, originariamente, na voz de B. J. Thomas e regravada abundantemente em terras brasileiras como Jesus Cristo mudou meu viver, sendo que um dos primeiros a trazê-la à nossa audição foi o saudoso Janires no elepê (transformado já em CD) Janires e Amigos, o que é fato é que alguns cantores de outras nacionalidades fincaram raízes no solo nacional marcando época no gospel.

Marcos Witt com o cantor e compositor Luiz Fontana durante o programa Studio Livre, apresentado pelo segundo Oscar Valdez atualmente Chris Duran, cantor francês radicado no Brasil Capas dos discos The Definitive Collection (B.J. Thomas, com a música What a Difference You've Made), Janires e Amigos (Janires) e Nova Canção (Grupo Elo)
Lembro-me da excelente receptividade concedida ao querido Danny Berrios, que muito embora tenha nascido em Miami – seu pai era porto-riquenho e a mãe cubana – optou por gravar seus discos em espanhol, conquistando o coração do público principalmente do Rio de Janeiro, onde esteve por mais tempo participando de muitas programações.

Os sucessos Gloria a dios, El Shaday, A Dios sea la gloria e Un canto para ti (esta última originariamente One more song for you, sucesso estrondoso do grupo americano The Imperials, gravado em 1979) estiveram na boca da massa evangélica durante muito tempo.

Danny Berrios
vive atualmente no Texas, EUA.

Outro contemporâneo dele foi o cantor e pastor argentino Oscar Valdez, que teve uma importante contribuição em nosso cenário musical. Tanto é que a canção Não me deixará marcou gerações e até hoje é muito lembrada pelo povão. Oscar participou do LP Nova Canção do saudoso Grupo Elo (embrião do Grupo Logos) e Não me deixará vinha como a terceira faixa do disco. Oscar Valdez gravou ainda os trabalhos Jesus é meu amigo (1982), Oscar Valdez & Banda e Vocal, entre outros e continua apresentando-se em programações do país.

Jonathan Marcos Witt Holder, nosso estimado Marcos Witt, nasceu nos EUA, mas com um mês de idade sua família mudou-se para o México, onde vive até hoje. Witt é autor de variadas obras com popularidade no Brasil afora. Destacamos aqui a intimista Renuevame, que foi imortalizada na voz da querida Denise Cerqueira nos anos noventa, na versão Renova-me.

MW retornou recentemente ao Brasil para lançar a gravadora Cancion, de sua propriedade, e que funcionará em São Paulo.
Elvis Tavares é advogado, pós-graduado em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ, cantor, compositor, produtor, escritor, radialista e manager da Efrata Music

Comentários

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.