Busca:

NotÍcias

Imprimir esta matéria Enviar para um amigo Ver todos as matérias

EFRATA no CD de Andréia Sorvetão

Publicado em 02-06-2006

Texto: Elvis Tavares

Tags:   

Capa do CD Casa da Sorvetão - Vol. 1

A música infantil é um filão ainda de exploração diminuta no mundo gospel nacional.

Nos idos dos anos 70, os poucos talentos direcionados ao público mirim utilizavam-se de temas adultos nas letras de suas canções. Ou seja, havia uma incoerência reinante que ditava esse estado de coisa, pois julgavam que uma criança cantando palavras de gente grande seria mais edificante do que permitir que ela, musicalmente, fosse ela mesma (o que nos remete ao comercial daquele refrigerante).

A despeito dessa maturidade infantil concebida a fórceps, a cantora gaúcha Mara Dalila (a Cassiane da época) se destacava com seu poderoso vibrato interpretando canções como Olha pra Cima e Sigo Cantando (ambas pelo extinto selo Doce Harmonia).

Mara Dalila no LP Olha pra Cima, com José Carlos
Curiosamente, em carreira contemporânea à de Mara Dalila, a música de conotação essencialmente infantil que era executada à exaustão no dial naqueles anos chamava-se Aula Infantil (Favoritos Evangélicos), da dupla (adulta) Enoch e Priscila (esta última que, por Vontade Divina, nos deixou em 2005).

Vale muito a lembrança dos long-plays da série Pingo de Gente, da gravadora Bompastor, nos anos 80. Neles, a intérprete Vaninha cantava, genuinamente, coisas de criança e com um detalhe sui generis: o acetato (vinil) era de cor verde!

Com a “evolução”, a meninada passou a ter voz e vez nas bolachas (favor não confundir com biscoito)! Contudo, alguns grandinhos, geralmente com backing vocal infantil recheando suas vozes, lançaram-se, musicalmente, cantando coisas alusivas ao dia-a-dia dos pequeninos. Cite-se, como exemplo, Marilene Vieira, vindo, posteriormente, na mesma esteira, Aline Barros, Cristina Mel, Ana Paula Valadão, Rose Nascimento etc.

Vaninha em um LP da série Pingo de Gente
Uma produção caprichosíssima da qual não se pode eximir-se da menção é a do Louvores da Garotada, made in Sul do Brasil, em que se mescla boa música e histórias bíblicas cantadas com função didático-cultural, com ótima receptividade por parte da criançada.

No limiar dos anos 90, a gravadora Grapevine (extinta) lançou no mercado o grupo Kid’s Love, formado somente por crianças e produzido por Reno Magalhães. Uma das crianças que compunha o Kid’s Love era o hoje Pastor Silas Malafaia Jr. O lançamento teve toda a pompa digna das grandes estrelas, realizado na casa de shows Imperator, no Rio de Janeiro (fora de funcionamento), tendo, ainda, várias chamadas para o espetáculo durante o horário nobre da Rede Globo.

Com a conversão ao evangelho da cantora/apresentadora Andréia Sorvetão, para não fugir as suas raízes, a ex-paquita nos trouxe, em 2005, o CD Casa da Sorvetão - Vol. 1, pela Sião Records. Acompanhada de crianças, a cantora vem com as músicas Jeitinho de Criança, Vejo o Senhor, Só Confio Nesse Nome e Jacó Segurou o Anjo, todas do catálogo da EFRATA MUSIC.

Copyright Efrata Music Editora. Desenvolvido por Universo Produções.

Visite o canal da Efrata Music no YouTube e assista a vídeos exclusivos.